Queixa muito frequente entre as mulheres, as unhas frágeis acometem cerca de 20% da população. Mas nem sempre essa queixa é levada ao dermatologista. Você sabia que é esta especialidade da medicina que cuida das unhas?
A queixa é muito típica, unhas que descamam na ponta, podem apresentar estrias longitudinais e não crescem como deveriam. Existe um componente genético nesta doença mas quase sempre é possível encontrar fatores de piora no dia-a-dia. Além dos mais óbvios (manejo de produtos químicos ou de água constante, descascar o esmalte), devemos citar a falta de hidratação adequada das unhas, microtraumas de repetição (como uso de teclado), anemia, dieta , presença de doenças sistêmicas, uso de medicações, entre outros. É crucial afastar a presença de alguma infecção nas unhas, principalmente por fungos.
Junto com a correção desses fatores associados, o tratamento para fortalecer as unhas deve ser iniciado. Medicamentos de uso tópico e oral além de mudanças no dia-a-dia serão prescritos de maneira individualizada. Muito importante, a melhora não é instantânea pois o ritmo de crescimento da unha é lento.
Saiba um pouco mais sobre as alterações que podem ocorrer nessas regiões.
• Calvície
• Queda de cabelo comum (Eflúvio telógeno)
• Unhas fracas e quebradiças